quarta-feira, 20 de maio de 2009

AH-HA UH-HU A PRATA JÁ É NOSSA!

Disputado, pegado, estudado, tenso, emocionante... Eletrizante!!! Dentre todas as palavras que poderiam ser usadas para descrever o jogo, escolhemos a última, tendo em vista o que realmente foi o clima do jogo. Há duas semanas se anunciavam os duelos das semifinais do CSAPÃO e eis que as equipes do XVIII e XXII CSAP se reencontrariam, após os 4 x 0 do último campeonato (nas quartas-de-final) que levaram à eliminação precoce da Flecha Prateada (até então vestindo azul) do torneio.

De um lado, a equipe do XXiitas, que estrearam no torneio do semestre passado com um bronze (assim como nossa equipe, em 2006-2), além do ouro conquistado no torneio início na mesma época. Uma equipe que amedrontava os adversários, com uma campanha de apenas uma derrota, frente ao todo poderoso XoXota, ainda na primeira fase. Um time que tinha em Raphael (atual artilheiro do CSAPÃO) e em Theta suas grandes armas para tentar chegar à final.  Já o IPM - a partir de hoje, prateado, como este BLOG - confiava no paredão Michel e nos chutes potentes de seus atletas para furar a defesa Moura, especialmente os pontapés de Djanis, vice artilheiro do torneio até então.

Mas no fim, a prata é nossa. Sim, já é nossa! Vencemos a semifinal, dificílima. Alcançamos a meta, vamos à 3ª final, sendo esta a 6ª competição da qual participamos. Soltamos todas as nossas feras, inclusive Peçanha, e, embora castigados pela batalha, disputaremos o título com os atuais campeões. Na semi estiveram Djanis, Duba, Mauro, Melo, Michel, Peçanha, Pilha, Piva, Rodolfo e Toninho. Todos de uniforme novo, prateado, assunto que será foco de uma reportagem especial.


A equipe dos XXiitas também estava completa, sem desfalques, embora um machucado de Theta tenha sido propagandeado pelos corredores da FJP. Também mantiveram Daniel no gol, contrariando uma notícia falsa plantada, em árabe, no BLOG XXIITA.


 A torcida (foto ao lado) do IPM estava lá, em peso, tendo sido sem dúvida o sexto jogador em quadra! Torceram, provocaram, vibraram a cada lance e serão essenciais na grande final. Já os jogadores suaram a camisa nova. Melo, que reclamava dores no joelho, jogou mesmo assim. Pilha teve febre na véspera e não faltou. À base de energético e aspirina deu conta do recado. Mauro correu na frente, ao lado, atrás de Raphael, o tempo todo, anulando o craque adversário, inclusive com um "Elbow Drop" sobre o garoto (clique aqui e veja a simulação do lance). Michel trabalhou. E como trabalhou! Foi eleito o melhor jogador da partida, levando para casa um imaginário rádio NKS.


O jogo


Já no começo pôde-se perceber como seria o jogo: truncado, marcado, disputado lance a lance. Ambas as equipes confiavam em suas armas e estratégias para conseguir a vitória. O XXiitas deu o primeiro chute com Raphael, parando no goleiro Michel. Daniel respondeu em seguida, mas a bola parou na zaga. A equipe prateada se fechava em busca dos contra-ataques, tentando evitar os poderosos chutes de seus adversários. Já o Tricolor Mouro marcava bem e aproveitava a afobação do time do IPM, buscando manter sempre a bola no campo de ataque dos tricolores.


Já na 1ª falta o XXiitas leva perigo, e seria apenas a primeira de muitas. Na cobrança, a bola desvia em Daniel e quase engana o Goleiro Impróprio. No lance seguinte, chute de Baca para mais uma defesa do goleiro Michel, de garganta, por absurdo que pareça...  O IPM também leva perigo em sua primeira falta. Pilha rola para Mauro, livre na entrada da área, que bate forte, para defesa, no susto, do arqueiro Mouro.  Aos 6', um lance que deixou a equipe prata apreensiva. Em uma falta de jogo, Mauro cai em cima de Raphael (vide comentário acima) e leva o cartão amarelo. Será que ele conseguiria marcar o craque adversário até o fim da partida ou acabaria expulso?


Seguem-se ataques para ambos os lados. Quando não é Pilha para afastar pelo IPM, o paredão Michel se encarrega de colocar a bola pra fora. Do lado Mouro, Baca e Erick evitam os chutes Prateados. O juiz vai marcando faltas a favor do XXiitas, que levam perigo, mas não conseguem furar a barreira prateada. O IPM responde em jogadas isoladas, mas sem conseguir imprimir seu ritmo. Melo cai em dividida com Erick e reclama de cotovelada, mas o juiz nada marca. Aos 18', Pilha chuta a bola acidentalmente no rosto de Theta e o mesmo tem que sair para tomar um ar. Já no fim do primeiro tempo, a sexta falta da equipe prata. Chance para Raphael bater o tiro de 7 metros. E ele bate... Para fora! E tome pressão do XXiitas, mas sem conseguir rematar a gol. Mas a última chance é Prateada. Daniel toma a bola, ajeita de peito pra Pilha, que avança e bate do meio do campo, rasteiro, com muito perigo para o gol Mouro. Zero a zero no primeiro tempo.


O segundo período recomeça como terminou o primeiro. Faltas para o XXiitas e o IPM assustando nos contra-ataques. E num deles quase Daniel abriu o marcador, mas o goleiro Mouro defendeu bem, salvando a equipe tricolor. Michel também seguia salvando e o IPM assusta novamente com uma falta do meio da quadra. Em cobrança de lateral, Pilha lança Daniel, que cabeceia de costas para o gol, para mais uma defesa do goleiro Mouro. Aos cinco do segundo tempo, a bola finalmente encontra o gol. Raphael tabela com Theta e bate, Michel defende, mas no rebote o mesmo Theta é mais rápido que a zaga e bate a bola para o fundo do gol. Porém, logo na saída de bola, o time prateado chega ao gol de empate. Na saída de bola, Pilha avança, rola para Rodolfo e o jogador do IPM arrisca o chute, que passa caprichosamente no único espaço disponível para morrer no fundo do gol Mouro! Um a um! Que disputa!


XXiitas não cede, segue pressionando, exigindo rápidos e certeiros reflexos de Michel. Aos 15', roubada de bola do IPM, Pilha avança pelo meio e bate no alto, mas o goleiro Mouro mais uma vez vai lá buscar, voando! Na cobrança do corner, Melo domina, dá chapéu no adversário e cabeceia, mas o goleiro espalma. E a equipe prateada vai pra cima e tem mais uma chance. Daniel bate escanteio para Melo, que domina e rola para Pilha chutar, a bola bate na zaga e sobra para Mauro, que bate de direita, que não é a boa, para fora. Em mais um contra-ataque, Pilha trava Raphael, avança pelo meio e rola para Mauro, que perde o tempo da bola e acaba perdendo a chance do chute. Raphael continua arriscando, mas para sempre nas defesas do paredão Impropriano. Aos 19', Melo cruza no segundo pau e Mauro cabeceia para mais uma defesa do goleiro Mouro. No último lance do tempo regulamentar, a bola é rebatida pela zaga do IPM, e encontra Mauro frente a frente com o goleiro, mas a bola acaba indo pra fora, levando o jogo para a prorrogação!


E foi na prorrogação que o IPM mostrou do que era capaz. Foi pra cima, confiando nas defesas de Michel e chegou ao segundo gol cedo. Aos 2' do primeiro tempo da prorrogação, Michel defende chute de Baka e já lança o contra-ataque para Duba, que toca de primeira para Daniel, que leva para a direita e bate cruzado no canto esquerdo, virando o jogo para a equipe prateada e colocando a pressão nos ombros dos jogadores mouros. Na comemoração, Duba chuta a bola para longe e recebe o seu cartão amarelo. E continuam a aparecer chances para ambos os lados, com grandes defesas por parte dos goleiros e bela atuação defensiva de ambas as equipes. Mas o destino tendia mais para o IPM. Já na metade do segundo tempo, Erick tenta sair jogando na defesa, perde a bola para Pilha, que chuta com violência, marcando o gol que deu mais tranqüilidade ao time prateado. A um minuto do fim do jogo, Peçanha volta à quadra e acaba sendo expulso, após entrada dura em Raphael, em lance que gerou os polêmicos* cartões amarelos para Baka e Raphael do XXiitas, por reclamações mais exaltadas com o juiz da partida. Mas não havia mais tempo pra reação do Tricolor Mouro, para a alegria dos jogadores do IPM  e da torcida que compareceu em peso, que já podiam gritar:


AH-HA UH-HU A PRATA JÁ É NOSSA!


AH-HA UH-HU A PRATA JÁ É NOSSA!


*Há controvérsias sobre o cartão amarelo aplicado a Raphael. O IPM confia à Organização a decisão sobre o fato.

PS.: Texto de Pilha e Michel.

1 comentários:

Bentoniano disse...

Opa opa!

Flecha Prateada x Esquadrão Papal

Inédita e tão esperada final da tarde enfim chegou! Amigos, amigos, CSAPÃO à parte, o bicho vai pegar neste domingo... Brasileirão vai virar jogo de juvenil perto desta final! Nos vemos lá!

Abraços!

Marcel Romani - Capitão do Bento XVI