segunda-feira, 2 de março de 2009

Mascote: Duas Meias


Os Impróprios, tendo alcançado por duas vezes o glorioso e impudico segundo degrau do pódio, assumem a vocação para a disputa das finais. As disputam... Nunca as venceram, mas o tempo é o maior remédio. Enquanto continuarmos sem medicamentos dourados, pelo menos levamos chumbo, digo, prata.

Que animal poderia representar essa predestinação? Ora, algum bicho prateado. Mas não achamos nenhum. Cinza, então. E, nesse espaço limitado, qual escolher? Ora, o lobo cinza, também conhecido apenas como lobo (Canis lupus). E, dentre todos os lobos, o Duas Meias, coadjuvante no clássico filme Dança com Lobos, por sua habilidade em cena, seu carisma, sua malandragem e camaradagem com o tal John Dunbar.

São várias as similaridades entre o lobo e o time do IPM. Ao longo dos séculos, o lobo foi um dos animais mais temidos e odiados pelo homem. O IPM é temido e odiado por seus adversários.

Da enciclopédia livre tiramos várias informações. Os lobos adultos têm uma visão muito boa, bem como os jogadores do IPM. Têm a audição muito aguçada e um olfato apurado, que também diferencia os reflexos dos atletas impróprios. Aqueles caçam em grupo. Alimentam-se de cervos, alces, carneiros, bisontes, pássaros, peixes e serpentes. O IPM caça em grupo. Nutre-se de Maxixes, Galáticos, Abutres, Deztemidos, Xoxotas... Em 24 horas, um lobo cinzento pode percorrer 200 km, enquanto vigia seu território. Um Impróprio, em 24h (ou menos), pode ler 200 km de cadernos enquanto chega a hora da prova.

Os lobos vivem em alcatéia. O time do XVIII CSAP também atua coletivamente. Como disse Rudyard Kipling, "O lobo é a força da alcatéia e a alcatéia é a força do lobo", então não há vitória de um jogador, nem derrota por culpa de apenas um. A responsabilidade é de todos, que se revezam no cuidado dos filhotes, na caça, no patrulhamento. O IPM busca conciliar a atuação de todos os atletas, que se revezam na defesa e no ataque, no zelo pela posse de bola, na procura pelo gol e até mesmo na provocação dos adversários. Nesse último quesito, vale lembrar o esforço da matilha prateada, realizando inclusive escoltas de jogadores ameaçados por agentes da lei (vide imagem à esquerda).

Os lobos uivam para encantar as fêmeas, comandar caçadas, pedir ajuda, marcar território, chamar outros membros ou simplesmente porque estão com vontade. O IPM vibra e joga pelas mesmas razões. Se hoje são raros os lobos, ainda mais valiosos se tornam os poucos que sobrevivem. O IPM, em grande medida, é formado por raridades e, ainda que poucos, continuam a aventura.

Os lobos, ao contrário dos felinos, não dependem da excepcional velocidade nem do elemento surpresa para pegar as presas, embora sejam rápidos. A sua estratégia baseia-se na resistência e as caçadas podem durar dias. Por causa dessas estratégias, os lobos são muito mais eficientes na caçada, sendo mais vezes bem sucedidos do que os felinos em geral. O IPM, ao longo dos CSAPÕES, venceu 21 de 30 partidas, mas isto é assunto para outras postagens...

7 comentários:

Djanis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Djanis disse...

Nossa! muito bem..
quem é o gênio que escreve? espero que ele esteja tão inspirado nos jogos do IPM quanto está ao esculpir estas notícias!!!

Toninho Nightlover disse...

EEEEEEEEEEuuuuuu, olha eeeeuuuu,olha eeeeuuuu, siiiiim,
Olha eu aí comentando o blog do IPM,cedendo aos apelos populares. Primeiramente concordo com as palavras do Daniel e, dezoitamente, pergunto: onde estarão as luvas e joelheiras do nosso goleiro Felipe Michel? Seria isso parte de um plano de sabotagem? Sei não... mas de boa, o nosso goleiro tá muito fresco, criado com ovomaltine, leite com pêra e pão com mortadela, não deveria ficar se preocupando com luvinhas.
huahuah (pausa para o fôlego) uahuahauh

Belo-horizontino por direito e moedense por opção. disse...

Em nome do Diretório Acadêmico, parabéns ao IPM pelo novo veículo de Comunicação. Que traga sorte para as próximas disputas.
João Paulo

Bentoniano disse...

É impressão minha ou eu é o Toninho quem está sendo contido na imagem??? hehe
Ficou muito bacana! Nos vemos na 5ª rodada e quem sabe, na grande final!
Abraços!

Melo disse...

Salve salve a astúcio desta postagem!
Estamos aí, e que venha o domingão (sem o Faustão!)

Unknown disse...

toninho
seleção!