terça-feira, 17 de março de 2009

LUTO: Morre um ícone do futebol brasileiro

Médicos que acompanham o estilista de alta costura, ator, cantor, apresentador de TV, professor primário, técnico de futebol e deputado Clodovil Hernandes (PR-SP) informaram que foi constatada a morte cerebral do parlamentar às 15h45 desta terça-feira (17). O parlamentar sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e foi encontrado caído ao lado da cama na segunda-feira (16).

Os médicos disseram que a córnea, os rins, o fígado e o coração do deputado devem ser retirados. Eles serão avaliados para ver se há possibilidade de doação. Entretanto já é certo que alguns órgãos não serão aproveitados. A possibilidade de aproveitamento do esfincter, por exemplo, é mínima, dado o desgaste ao longo dos anos.

Clodovil, conhecido como "Clô" pelos amigos, "Vil" para os inimigos e "do" pra todo mundo, é lembrado sempre pela bandeira arco-íris. No mundo da moda, Clodovil sempre foi reverenciado. Um de seus primeiros trabalhos na televisão foi no início da década de 80, quando apresentou o "TV Mulher", da TV Globo, voltado para o público feminino. Na época, dava dicas de moda e desenhava modelos ao vivo. Mas seu trabalho de maior sucesso é, sem dúvida alguma, o desenho de uniformes para super-heróis. O mais marcante é o mexicano Chapolin Colorado. Repare na inconfundível marca CH (Clodovil Hernandes) na roupa do Polegar Vermelho.

Mas o que nem todos sabem é que ele vinha desenvolvendo um grande trabalho no futebol mineiro. Desde janeiro desse ano, ele vinha treinando a equipe profissional do Clube Atlético Mineiro. Nesse último trabalho, o galo conseguiu não vencer pelo décimo jogo consecutivo seu maior rival dentro de Minas Gerais, o Cruzeiro Esporte Clube. Ele partiu deixando o seu time na segunda colocação do Campeonato Mineiro, uma situação bem conhecida do IPM. Ele tinha planos de treinar também a turma do XXIV CSAP, mas infelizmente seu sonho não pode ser concretizado.

A equipe de reportagem desse blog conseguiu contactar um parente de Clodovil Hernandes estudante da Fundação João Pinheiro. Ele preferiu não ser identificado, mas relatou-nos a grande tristeza pela perda do ente querido. O estudante também declarou à nossa equipe que ele estava a ponto de acertar uma grande parceria com Clodovil, como sócios numa padaria. Enquanto um entraria com a baguete o outro assaria a rosca. Não houve maiores esclarecimentos a respeito do funcionamento desse estabelecimento.

Enfim, fica aqui a homenagem a essa figura da política brasileira recente. Uma grande perda para o futebol brasileiro.

0 comentários: