domingo, 27 de maio de 2012

IPM vence XXiitas e avança para a semifinal


Na manhã do dia 20/05/2012 era vencer ou vencer. Iniciada a fase de mata-mata, oitos chegariam até aqui e quatro daqui não passariam. Em que grupo estaria o IPM?

O time estava um pouco receoso, porque jogaria sem seu principal artilheiro na história csapiana. Agora era Djanis quem viajava. Mas havia substitutos à altura, que provaram seu valor! O IPM começaria com Michel no gol, Lucas, Fred, Pilha e Melo em quadra. Disponíveis para os rodízios estavam Gui, Mauro, Toninho e Duba. Pelos adversários, jogavam Daniel, Raphael, Baca, Theta e Laguardia, com Jardel no banco.

Jogo vibrante do início ao fim, o IPM foi para cima. Raphael não teria folga no primeiro tempo, exceto em um momento, em que com um drible curto e rápido encontrou o caminho para abrir o placar. O troco viria em outra moeda, não pautado pelo talento individual, mas coletivo. Michel repõe a bola no pé de Pilha, que abre para a esquerda com Gui, esse toca para Fred, que se apresenta na direita. Lucas puxa a marcação e Fred toca em profundidade para Pilha novamente, livre na entrada da área, receber e marcar. Uma pintura coletiva!

E o gol da virada foi também lindo, enquanto feio foi o terceiro do IPM... Falta para a matilha prateada, após mão de Raphael na intermediária. Gui se prepara para a cobrança e solta a bomba, que cruza todo o campo, por fora da barreira, em direção ao ângulo! Daniel ainda tentou, mas não teve tempo para defender. O placar estava virado a favor da nossa equipe. E não tardou a aumentar. Bola chutada ao gol e defesa firme de Michel, que faz lançamento em profundidade procurando Lucas, dentro da área. Opa! A bola passou direto dele e entrou... Mas peraí, peraí: o juiz deu desvio em Daniel e validou o gol contra do arqueiro! IPM 3, XXiitas 1!

Alguns ataques para um e outro lado e a bola é roubada de Jardel por Lucas, que avança sozinho e tira do goleiro. Mais um gol do IPM, abrindo a diferença de forma nunca dantes vista! Sai Lucas e entra Duba. Sai Gui e entra Mauro. A bola é recolocada em jogo, Fred rouba e toca para Mauro, que tira Theta, solta a bomba e faz o seu! É o professor aranha, escalando as grades da Tropical! É a torcida em polvorosa cantando, “uh, terror, o papai voltou”!

E os impróprios queriam mais e muito vibravam. Escanteio para o IPM, bola lançada ao Mauro, que cabeceia e o goleiro tira. Novo escanteio e a jogada se repete: cabeçada de Mauro e defesa de Daniel. O terceiro escanteio é cobrado para trás, para Michel, que chuta forte e faz o seu, agora de pé, porque de mão não conta! Placar em 6 a 1 e tempo para o intervalo!

No retorno, o IPM estava inteiro. O XXiitas, por sua vez, apostou todas as fichas em Raphael de goleiro-linha. A tática funcionou bem. O time do XXII conseguiu marcar mais três gols, diminuindo a diferença pra seis a quatro. Mas a tarde era da matilha prateada. Ataque xxiita, bola roubada, Gui chuta de cobertura, a bola desvia nas costas de Melo, acerta a trajetória e vai para as redes!

Ainda daria tempo do XXiitas marcar mais um, porém a vitória tinha sido conquistada no primeiro tempo e confirmada no segundo. Era o IPM na disputa por medalhas, tendo que enfrentar o Xoxota na semifinal para saber se na última rodada brigaria pelo bronze ou pelo ouro. Mas a vontade é a mesma desde o início do torneio, como foi dito aqui no BLOG meses atrás: o IPM, esse semestre, veio atrás do ouro!


0 comentários: