quinta-feira, 16 de abril de 2009

Rodofera na Fundação: concorrência imperfeita ou monopólio controlado pelo poder central?

Rodofera, o chocolate do momento, trouxe uma enorme satisfação para os freqüentadores da Fundação João Pinheiro. Associados à COFAP XVIII trazem alegria calórica todo dia, ao vender, pelos corredores da Escola de Governo, um produto de ótima qualidade, derivado do mais puro chocolate Garoto, recheado com passas, ora com castanhas, ora com flocos...

Atraindo consumidores insatisfeitos da Cook Pontual, as vendas dispararam! Mas outras empresas também foram expulsas do mercado de doces e guloseimas. Delícias de Verão, chocolates produzidos por Lívia, a linda, já não mais se encontram disponíveis. O preço praticado pela Associação produtora do Rodofera, muito abaixo do preço de equilíbrio de mercado, acabou funcionando como dumping. É uma barrinha por R$0,75, duas por R$1,50!


A produção independente de Lívia se foi, porque a RODOFERA S.A. contava com ganhos de escala, proteção legal por parte da turma do XVIII CSAP, além da manutenção, oportuna, de barreira à entrada de concorrentes, pela exclusividade do fornecimento do mais puro chocolate Garoto. Ademais, forte foi o lobby político por detrás deste lançamento. Há quem diga que Afonso esteja articulando a venda dos Rodoferas na Secretarias de Minas Gerais, em máquinas junto aos cafezinhos...

Mas pergunte-se: será que o Bem-Estar Geral caiu ou subiu?

M
onopólio (do grego monos, um + polein, vender) é como se denomina uma situação de concorrência imperfeita, em que uma empresa detêm o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam. Surgem devido a características particulares de mercado, ou devido à regulamentação governamental e, via de regra, acabam por provocar perda de Bem-Estar social, porque se consolida um preço acima do preço encontrado em concorrência perfeita, prejudicando os consumidores, favorecendo os produtores.

o discutidas nas salas de aula da Fundação, repetidamente, quase em todo período de curso, as vantagens e desvantagens do monopólio, inclusive o da fantástica fábrica de chocolates. O interessante, neste caso, é que não se trata mais de um monopólio, embora tenha existido continuidade na estratégia da Cook Pontual, que continuou praticando os preços correntes antes da chegada da concorrente. A Cook, antes monopolística, sequer percebeu a materialização da antes mera concorrente potencial. A maior curiosidade, no entanto, está na estabilização não ter se dado pelo aumento dos preços dos Rodoferas.

Isto porque o Rodofera é comercializado por uma turma altruísta, preocupada com o mais elevado interesse público, que continua vendendo seus humildes chocolates por um preço módico, ao alcance das mais variadas classes sociais, distribuindo satisfação e calorias. Graças aos Rodoferas, o Bem-Estar dos alunos e freqüentadores da FJP aumentou de forma estatisticamente significante! Experimente!

2 comentários:

Djanis disse...

Chocolate RodolferAAA!!!

Toninho Nightlover disse...

Em nome dos bombons Delícias de Verão Chocolates Enterprises, afirmo que os mesmos não deixaram de ser produzidos. Houve apenas a dificuldade de importação da matéria prima, devido a crise. Logo voltarão a ser produzidos.